Robalo Lameirão
Sobre o Robalo
Robalos são espécies de peixes que vivem em água salgada. O Robalo é muito apreciado pelos pescadores desportivos sendo considerado por muitos o “rei dos mares”.
Um Robalo pode atingir 1 metro de comprimento e até 12 quilos de peso. Mas as espécies mais comuns possuem apenas 55 centímetros de comprimento.
Um grande diferencial do Robalo da região do Polo Gastronômico da Ilha das Caieiras para os demais lugares é que o nosso Robalo Lameiro ou Lameirão como é conhecido na região tem três tipos de águas distintas para migrar constantemente em buscas de Camarões frescos para se alimentar o Maguezal, As águas Doce dos Rios Santa Maria e Bubu e a Água do Mar por esta área se tratar de um Braço de Mar.
Melhor Moqueca Capixaba para nós é Robalo com Camarão Lameirão que será tema do nosso próxima Postagem!
Importancia do Consumo do Robalo
O Robalo possui carne branca, saborosa e macia, rica em ômega 3, proteínas, ferro e sais minerais, o robalo pode ser apreciado grelhado, assado ou ao molho. Considerado por muitos a melhor opção na hora do preparo da tradicional Moqueca Capixaba, porém ele se destaca de qualquer forma basta estar com uma boa receita na mão e vontade de cozinhar, ele é uma opção saudável e saborosa.
Espécies de Robalo
No Brasil são registradas 4 espécies de robalo:
Centropomus undecimalis;
Centropomus parallelus;
Centropomus ensiferus;
Centropomus pectinatus.
No Estado do Espírito Santo os Robalos mais Comuns são o robalo peba acima, Centropomus parallelus e o Robalão Centropomus undecimalis na parte inferior da imagem, sendo estes também os destaques na Região do Polo Gastronômico da Ilha das Caieiras.